Economy summary by Keren Ferreira – October 2020-10-16
O destaque essa semana foi para a queda na cotação do petróleo, que afetaram as ações da Petrobras, principalmente porque os Estados Unidos reduziram as suas relações comercias com o Brasil neste tipo de negócio, bem como a divulgação da inflação nos Estados Unidos que ficou por volta de 0.14%, muito abaixo do esperado.
O dólar continua mantendo alta estável esta semana, em meio a mesma instabilidade nos mercados internacionais, com receio sobre segunda onda de infecções pelo novo Corona vírus, causador da covid-19, na Europa e nos Estados Unidos. Países como França, Inglaterra e Portugal vêm adotando medidas mais restritivas de distanciamento social, o que tem efeito direto na recuperação econômica global. Desde, ao menos, fevereiro deste ano, os mercados sofrem as consequências diretas da disseminação da doença ao redor do mundo.
Faltando menos de um mês para a eleição presidencial americana, Brasil e Estados Unidos devem assinar na próxima segunda-feira um pacote de medidas para acelerar e desburocratizar o comércio entre os dois países. De acordo com fontes da área econômica, deverão ser firmados três acordos: de facilitação de comércio, boas práticas regulatórias e anticorrupção.
Já o Índice de Confiança do Empresário Industrial no Brasil (ICEI) ficou estável entre setembro e outubro. Os empresários seguem confiantes em um nível próximo do que era observado antes dos efeitos da pandemia de Covid-19 sobre a economia.
Com todas estas notícias o mercado permanece acelerado e com boas perspectivas. As moedas continuarão oscilando e teremos que ficar sempre de olho no dia a dia e nas decisões e políticas de cada governo.