Continuamos o nosso “Cross Canada Tour” em Ontário. Hoje estamos em Hamilton, uma cidade na beira oeste do Lago Ontário. Reinaldo contou um pouco sobre a vida em Hamilton . Acompanhe o blog dele, Vivendo em Hamilton.
- Conte pra gente um pouco sobre você (nome, profissão, estado civil, tem filhos, quantos etc).
Meu nome é Reinaldo, tenho 42 anos e sou da cidade de Santo André, SP. Sou formado em Serviço Social no Brasil, e trabalho nessa área aqui no Canadá desde 2015. Atualmente eu moro sozinho por aqui.
2. Como escolheu a sua cidade no Canadá?
Escolhi Hamilton por causa da localização. Estava procurando uma cidade que estivesse perto de Toronto, e consequentemente do aeroporto Internacional. Hamilton tem um custo de vida mais acessível comparado a outras cidades da Greater Toronto Area, então acabou conquistando o meu coração.
3. Qual é o principal diferencial/característica que você gosta em sua cidade?
Eu gosto do fato da cidade estar rodeada pela natureza. Hamilton possui inúmeras trilhas e parques, além das mais de 100 cachoeiras, que fazem com que a cidade seja um destino muito procurado pelos turistas.
4 Como e a comunidade brasileira ai? Existe comercio, grupos de encontros sociais?
A comunidade brasileira cresceu muito nos últimos 5 anos. Com isso, o comércio local acabou precisando se adaptar um pouco aos nossos gostos. Alguns mercados começaram a vender produtos brasileiros que são os nossos queridinhos, como o pão de queijo, farofa, e guaraná. Agora já tem um restaurante português que faz feijoada a cada duas semanas, e alguns brasileiros que começaram a fazer os nossos deliosos brigadeiros, coxinhas, pastel, etc.
5. O que você faz ai na sua cidade quando sente falta do Brasil?
Quando eu sinto falta do Brasil é normalmente na comida que eu acabo encontrando o meu refúgio. Ou eu me arrisco na cozinha e acabo fazendo algum prato da nossa culinária, ou eu aproveito que agora já têm muitos empreendedores na região que fazem as coisas que mais tenho vontade de comer.
6. Existe algum evento da comunidade brasileira em sua cidade?
Antes da pandemia, o grupo de brasileiros costumava se encontrar todos os anos no verão para um picnic, e o número de participantes foi aumentando a cada ano. Além disso, o grupo no Facebook Brasileiros em Hamilton é extremamente organizado, e as pessoas costumam ajudar umas às outras, e isso é algo que me dá muito orgulho de morar aqui.
7. O que você recomenda, depois de passar a pandemia, para quem é recém-chegado ou quer visitar sua cidade?
Quando os dias de pandemia ficarem para trás, recomendo que as pessoas venham para Hamilton com tempo para explorar as principais atrações: cachoeiras, o lindo castelo Dundurn Castle, o museu de aviões de guerra (Warplane Heritage Museum) e um passeio pelos vários jardins do Royal Botanical Garden, o maior jardim botânico aqui do Canadá.
Dúvidas sobre a vida em Hamilton? Deixe aquí nos comentários ?